livros e publicações

A publicação em língua portuguesa dos livros e artigos de Michel Odent, assim como realização de palestras, seminários, cursos, capacitações, intercâmbios, eventos, pesquisas, filmes, exposições e outras iniciativas socioculturais e de caráter formativo, relativos às finalidades acima são objetivos específicos do IMO.

capa_medicina-michel-odent.png

PODE A HUMANIDADE SOBREVIVER A MEDICINA

AUTOR: Michel Odent
Tradução: Isabel Aleixo e Laura Uplinger
Revisão Técnica: Dominique Klaczko, Djaala
Editora: IMO - Instituto Michel Odent
Número de páginas: 201
2016

Qual o futuro da capacidade humana de parir? Qual é o futuro das funções fisiológicas  pouco utilizadas? Podemos esperar uma evolução do homo sapiens a partir de como nascem os bebês? Será que as disciplinas científicas em rápido desenvolvimento podem induzir uma nova consciência?

Nesse livro interdisciplinar o renomado obstetra Michel Odent comparte seu amplo olhar sob o futuro do nascimento começando pela pergunta: “Pode a humanidade sobreviver a medicina?” Caso ocorra uma mudança de paradigma de que medicina precisaremos? Por quanto tempo ainda podemos neutralizar as Leis da seleção natural? Os seres humanos serão capazes de formular perguntas vitais antes que seja tarde demais?

Situações sem precedente na história da Humanidade deveriam antes de mais nada inspirar perguntas apropriadas.

Esse livro é crucial para os ativistas nos campos dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e dos líderes dos políticos, isto é para todos os homens e mulheres do mundo!

Matéria no  Jornal TELEGRAPH – Londres
http://www.telegraph.co.uk/women/mother-tongue/11694458/If-all-births-are-medicalised-then-what-function-does-a-midwife-have.html

 

capa_azul.png

NASCIMENTO DO HOMO O CHIMPANZÉ MARINHO

AUTOR: Michel Odent
Tradução: Diana Valladares e Laura Uplinger
Revisão Técnica: Dominique Klaczko, Djaala e Heloisa Lessa
Editora: IMO - Instituto Michel Odent
Número de paginas: 162
2018

Esta visão revolucionária do Homo baseia-se em  uma combinação incomum de dados fornecidos por uma grande variedade de disciplinas em rápido desenvolvimento: genética, fisiologia, patologia, história da canoagem, estudos sobre a flutuação dos níveis do mar. A compreensão do Homo como um membro da família chimpanzé, adaptado à interface terra-mar, tem enormes implicações práticas, que se referem à nossa própria sobrevivência, especialmente em períodos críticos de desenvolvimento tais como o período em torno do parto e nascimento. Michel Odent propõe considerarmos o Homo um “chimpanzé marinho”, particularmente adaptado às áreas litorâneas.

Este livro destina-se a mulheres e homens que estão prontos para racionalmente levantar questões sobre a sobrevivência da humanidade. O autor considera que ele não deve ser lido por mulheres grávidas, uma vez que elas estão numa fase de suas vidas onde devem empenhar-se em estar cada vez mais em contato direto com seu cérebro mamífero. Com sua peculiar habilidade de olhar o todo e fazer perguntas que desafiam o pensamento tradicional, mais uma vez Michel Odent leva seus leitores/suas leitoras a olharem para si mesmos, e sua espécie, sob uma nova luz.