Mid-Atlantic Conference - Las Palmas

PORTADA-LOGO-las-palmas.jpg

Em 2008 vários Congressos realizados no Brasil e no mundo contribuíram para a mudança de paradigma na assistência obstétrica. Michel Odent pensou em organizar a sua própria Conferência, sendo fiel, como sempre, ao objetivo de divulgar avanços científicos recentes. 

A primeira ideia que ele apresentou partiu do princípio de que os temas que iríamos tratar eram globais, não apenas pertinentes a um ou outro país. Michel e eu como organizadores: fazia sentido escolher um local para o Congresso, entre o Brasil e a Inglaterra. Fomos ao mapa e tivemos a ideia de realizar o evento numa ilha. Uma ilha no meio do Atlântico, como a Ilha da Madeira ou uma das Ilhas Canárias. A escolhida foi Las Palmas de Gran Canaria onde Michel havia palestrado algumas vezes e conhecia um grupo de matronas que poderiam ser nossas apoiadoras. 

Michel agendou uma reunião com duas parteiras e uma especialista em amamentação, e, assim, o grupo foi crescendo e se solidificando. Organizar uma Conferência Internacional era um grande desafio, Michel se encarregou da parte científica, conversando com palestrantes e fazendo os convites. Fiquei incumbida de toda a produção local, auditório, hotel, inscrições, secretariado, divulgação, produção do programa. 

Na primeira visita a Las Palmas fomos apresentados pessoalmente ao diretor do principal Hospital Materno Infantil de Las Palmas, Dr. Garcia Hernandez, que se prontificou a ser o patrocinador e host da Conferência.

Gran-Canaria-2008-019.jpg

Visitamos alguns lugares possíveis para realização do evento, mas desde o princípio as matronas afirmavam que este grande evento, precisava ser no importante Auditório Alfredo Kraus. Para nossa sorte, uma dessas coincidências incríveis, no próximo fim de semana estariam se apresentando nesse auditório Adriana Calcanhoto, Moreno Veloso e Domenico Lancelloti! Não tivemos dúvida, fomos ao show. O lugar era lindo e atrás do palco uma parede de vidro nos permitia ver o mar... era ali que queríamos realizar nossa Conferência. E foi graças à inspiração do auditório, da vista para as ondas do mar, que Michel decidiu que a LOGO seria a Deusa do Amor de Botticelli! Nosso tema central era o Futuro da Humanidade, a importância do nosso sistema de ocitocina endógena, e por aí foi.

A Conferência aconteceu de 26 a 28 de fevereiro de 2010 com a participação de 1200 pessoas oriundas de 39 países, representantes de 28 diferentes profissões, 65 palestrantes, 65 voluntários. Entre os participantes e palestrantes tivemos 99 brasileiros. Éramos o segundo país em número de participantes.

Las Palmas é uma cidade pequena onde todos se conhecem e o apoio do Dr. Garcia Hernandez foi absolutamente fundamental. Aos poucos formamos um núcleo de 6 pessoas locais Magdalena Villanueva, Olga Soldado, Antonia Solanes, Julia Jeppensen, Adriana Ortiz e Maica Luiz.  O auditório era imponente e assim a nossa Conferência foi se estruturando com apoio local, o que significava, também, recursos financeiros para pagar o custo do evento. Muitos dos palestrantes tinham a passagem e a hospedagem paga, outros apenas a hospedagem. Muita gente ajudou na divulgação, como a Ana Paula Markel do BINI-Birth em Los Angeles, parceira e amiga pessoal, e tantos outros parceiros de vida e trabalho de Michel se envolveram de forma ativa nesse processo. 

Alugamos um apartamento da amiga de uma matrona e com isso reduzimos muito custo de hospedagem. Descobrimos um restaurante chamado La Luna Rosa, um dos pratos era salada com folhas diversas e salmão, camarão, abacate. Quando era possível comíamos lá, mas ele preferia ir sempre nesse mesmo lugar. “Para que perder tempo em escolher algo se temos tudo que precisamos na tal salada”.... assim podemos definir um pouco mais esse homem pesquisador, cujo maior prazer é estudar, descobrir novos assuntos e fazer novas perguntas. Visitar um local turístico, ou algo assim não faz sentido para ele. Significa uma total perda de tempo. Mas dançar e cantar Michel adora! 

DSC05364.jpg

Laura Uplinger sempre foi nossa fiel escudeira nesses eventos!!! Partilhamos muito com ela e com os nossos filhos, amigos, parceiros... sem essa incrível REDE que fomos tecendo, todos juntos, nada teria sido possível.

Um dos orgulhos de Michel durante o Evento era saber que todos os intérpretes que o haviam traduzido – em várias línguas – estavam presentes.

Estávamos no início do ano, mas dia 7 de julho Michel completaria 80 anos. Seus filhos Sylvie e Pascal estavam presentes, ambos como palestrantes. Sylvie, geneticista, tinha como tema Uma Nova Era na Medicina Pré-natal e Pascal apresentaria a sua tese de doutorado cujo tema era Colostro da Antropologia a Saúde Pública. Decidimos, em comum acordo, celebrar de surpresa os 80 anos de Michel na festa da Conferência que iria ocorrer nos salões do Hotel Santa Catalina. Entre uma comida típica, paella e uma apresentação da peça de teatro Carta para João (EM ANEXO), escrita, produzida e dirigida por Michel, na qual ele próprio atuou junto à Naolí Vinaver, cantamos parabéns nas mais diversas línguas, em volta de um bolo gigante. Momento de celebração de tudo que estávamos vivendo naqueles dias. Nos sentíamos fortalecidos para o retorno aos nossos países, prontos para trabalharmos como verdadeiros bilíngues: usando tanto a linguagem científica como a linguagem do coração, da nossa intuição, como nos sugere o Michel.

O sucesso do Evento fez Michel dizer na sessão de encerramento, que o próximo seria uma Mid-Pacific Conference em Honolulu no Hawaii!!!! 

Esse anúncio repentino quase me fez cair para trás, mal estávamos acabando aquele, que finalmente tinha dado certo, contas pagas e até um pequenino saldo para dar início a algum projeto... e Michel acabava de anunciar: a Mid-Pacific Conference on Birth and Primal Health Research em Honolulu. Outra ilha, outro oceano de preparativos para navegarmos.  

Heloisa Lessa

 

Previous
Previous

Michel Odent Primal Health V13 N2

Next
Next

Planned Home Birth in Industrialized Countries